Migração de Distribution Lists (DLs)
Para quem está a planear um processo de migração de Exchange 5.5 para Exchange 2003, não lhe faltará literatura técnica sobre o assunto.
E depois de muito consultar a informação disponível ficará a saber que existe uma maravilhosa ferramenta chamada Active Directory Connector (ADC) que permite importar os utilizadores e listas de distribuição (DLs) do directório do Exchange 5.5 para a Active Directory.
Como o conceito de lista de distribuição não existe na Active Directory, as DLs são migradas como grupos de distribuição universais (UDGs, do inglês Universal Distribution Groups).
Só que, isto apenas é verdade quando o processo de migração se efectua intra-organização. A migração a partir de uma organização Exchange diferente implica que as DLs sejam importadas como meros contactos. A única maneira de as migrar correctamente para UDGs (sem recorrer a ferramentas de terceiros) é recorrendo a ficheiros de exportação LDIFDE e CSVDE.
Ora o problema é que o tratamento destes ficheiros pode tornar-se uma tarefa bastante complexa. Para facilitar a vida a todos os que se deparem com este cenário, resolvi criar um script que efectua as operações necessárias automaticamente.
O script está disponível neste link, juntamente com o artigo Inter-Org Distribution List Migration que eu escrevi para o site MSD2D.com, que explica detalhadamente o seu funcionamento.
Finalmente houve uma alma caridosa que me deu um convite para criar uma conta no
A Microsoft disponibiliza através do seu
Já aqui falei de scripting, nomeadamente de como enviar mail utilizando VBScript (
Tony Redmond assina 3 artigos, disponíveis no site da
Já está disponível para
A página
A mobilidade está cada vez mais na ordem do dia. Segundo um estudo do
Bill Boswell assina o artigo
Depois de em Outubro passado, a Microsoft ter licenciado o ActiveSync para a PalmOne, é agora a vez da Motorola obter uma licença similar (
Mas o que é que o Gnome tem a ver com um blog de Microsoft Exchange?
Bill Boswell escreveu o artigo
A Microsoft tem-se empenhado activamente em desenvolver tecnologia de combate ao spam. Começou por incorporar o filtro Junk E-mail no Outlook 2003 e este ano lançou a respectiva componente servidora, o
A IBM anunciou o lançamento da sua nova suite de colaboração,
Está disponível no site
"Mission: To create, as a community, the leading open source groupware server to integrate with the leading open source office suite products and all the leading groupware clients running across all major platforms, and to provide access to all functionality and data through open XML-based interfaces and APIs."