31 de dezembro de 2004

Migração de Distribution Lists (DLs)

Para quem está a planear um processo de migração de Exchange 5.5 para Exchange 2003, não lhe faltará literatura técnica sobre o assunto.
E depois de muito consultar a informação disponível ficará a saber que existe uma maravilhosa ferramenta chamada Active Directory Connector (ADC) que permite importar os utilizadores e listas de distribuição (DLs) do directório do Exchange 5.5 para a Active Directory.
Como o conceito de lista de distribuição não existe na Active Directory, as DLs são migradas como grupos de distribuição universais (UDGs, do inglês Universal Distribution Groups).
Só que, isto apenas é verdade quando o processo de migração se efectua intra-organização. A migração a partir de uma organização Exchange diferente implica que as DLs sejam importadas como meros contactos. A única maneira de as migrar correctamente para UDGs (sem recorrer a ferramentas de terceiros) é recorrendo a ficheiros de exportação LDIFDE e CSVDE.
Ora o problema é que o tratamento destes ficheiros pode tornar-se uma tarefa bastante complexa. Para facilitar a vida a todos os que se deparem com este cenário, resolvi criar um script que efectua as operações necessárias automaticamente.
O script está disponível neste link, juntamente com o artigo Inter-Org Distribution List Migration que eu escrevi para o site MSD2D.com, que explica detalhadamente o seu funcionamento.

Sem comentários: