12 de novembro de 2004

Deve a Microsoft deter tecnologia anti-spam?

A Microsoft tem-se empenhado activamente em desenvolver tecnologia de combate ao spam. Começou por incorporar o filtro Junk E-mail no Outlook 2003 e este ano lançou a respectiva componente servidora, o Exchange Intelligent Message Filter (IMF).
Os consumidores aplaudem, mas algumas companhias (leia-se concorrentes) desconfiam.
Os esforços realizados pela Microsoft para convencer o Internet Engineering Task Force a adoptar a sua tecnologia patenteada para autenticação de e-mail, Sender ID, é visto por alguns como uma tentativa de monopolizar o mercado anti-spam.
A Apache Software Foundation é uma das vozes mais críticas, pois entende que os standards da internet devem manter-se livres de royalties devidos à propriedade intelectual.
Entretanto surgiram algumas alternativas, como a tecnologia DomainKeys desenvolvida pela Yahoo e apoiado pela Google e um consórcio de várias organizações desenvolve em paralelo a tecnologia i-Names.
Também o IMF da Microsoft é alvo de críticas pelos parceiros, que o encaram como uma invasão do seu espaço de negocio. A Sunbelt-Software teceu sérias críticas ao lançamento do IMF, nomeadamente na sua newsletter semanal W2KNews, com o artigo Why Is Microsoft Killing Its Partners?.
Nunca é demais dizê-lo, o spam é uma praga e afecta-nos a todos. Urge encontrar uma maneira eficaz de combatê-lo, uma vez que a legislação existente parece bastante ineficaz. As guerras entre as várias empresas e organizações não parece favorecer o utilizador final, uma vez que pode atrasar a adopção de uma tecnologia definitiva e universalmente aceite de combate ao spam.Resta-nos a esperança que o senso comum prevaleça e que a comunidade da internet faça ouvir a sua voz, como o tem feito até aqui.

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