22 de maio de 2006

Exchange e Outlook dominam o mercado do correio electrónico

De acordo com um estudo efectuado pelo Radicati Group, o Microsoft Exchange Server e o Microsoft Outlook são os campeões do mercado do correio electrónico.

The Radicati Group, Inc.’s latest study, “Microsoft Exchange and Outlook Analysis, 2006-2010,” provides an in-depth analysis of current and forecasted MS Exchange installed base, with extensive breakouts by version, business size and region. According to the report, Microsoft Exchange currently commands a 31% installed base market share and a 52% revenue market share of the corporate insourced messaging software market. The next version of Exchange, called Exchange 2007, is expected to be released in early 2007. Microsoft is also currently beta testing a hosted e-mail service called Office Live.

Microsoft has aggressively expanded its reach into the hosted e-mail market since 2003, and we expect that Microsoft’s revenue in this market will grow at an average annual rate of 25% over the next four years.

Microsoft leads the e-mail client market with Outlook, Outlook Express and Outlook Web Access. Uptake for Outlook Mobile, the company’s e-mail client for mobile devices has also been strong, due to increased demand for smartphones.

Leiam a Press Release completa.

7 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que até seja verdade no mercado empresarial.
Agora não me acredito na globalidade que isso seja verdade(na minha opinião).
Álias não conheço(e pode ser que esteja a dizer alguma asneira) nenhum ISP a usar o Exchange.
Em relação ao Outlook, acredito.

Rui J.M. Silva disse...

ISP's que utilizam: Netcabo, Telepac e tenho a certeza que há mais.
Acrescento ainda que os estudos do Radicati Group costumam ser bastante fiáveis.

Anónimo disse...

Viva,

Não consegui ver o "estudo", o meu Firefox não o consegue abrir e pelo que percebi deve ser pago. Mas baseando-me nesse gráfico, o estudo deve ser sobre o mercado empresarial. Gosta de saber dos 48% de outros, que share tem o sendmail por exemplo, talvez se percebesse melhor esse dominio do exchange.

A netcabo tem tido problemas com o mail, não devido ao exchange em sí mas ás politicas que lhe implemetaram (Rate limiting / Throttle control).
A netcabo não é um bom exemplo para se realçar os produtos da Microsoft já que segundo o ultimo estudo da ANACOM, é o ISP nacional que provoca mais descontamento aos seus clientes.

A telepac/sapo usa Qmail.

Quando ao Outlook concordo que deve ter o dominio do mercado, daí a ser o melhor cliente de IMAP ou POP3 vai uma distância. Já agora, RSS já é suportado ou ainda anda pelos betas?

Anónimo disse...

Para a além da telapac/sapo, o mail.pt, Yahoo, inclusive o hotmail da microsoft como "outbound traffic" usa qmail(ver http://untroubled.org/qmail-sites.html e http://cr.yp.to/qmail/users.html)

Rui J.M. Silva disse...

Gonçalo e Anonymous:
1) O estudo é de quota de mercado e não pretende provar que o Exchange é melhor que os outros produtos. É apenas um facto, ponto.
2) O estudo do Radicati Group é pago, todos os estudos são pagos. A press release apenas nos dá um vislumbre do seu conteúdo.
3) ISP's que utilizam Exchange: Netcabo, ONI e Telepac/PTPrime para o mercado empresarial.
4) Mais uma vez, concordo que o serviço da Netcabo não é o melhor, mas a questão é apenas de quota de mercado não de qualidade.

Não quer dizer que eu não ache o Exchange um belíssimo produto, mas isso é outra história :)

Unknown disse...

Para médias empresas o Exchange em conjunto com o Outlook é um bom parceiro no Domínio da Produtividade, para mim não faz sentido olhar-se para o preço de custo do software e realizar uma compra, porque se vermos bem, o investimento representa cerca de cerca 5% do lucro da Empresa.

Para ISPs, não sei mas dependerá da Oferta de Soluções que disponibilizam, e pelo que vejo algumas são de fraca qualidade. Não troco o OWA por nenhuma solução que vejo implementadas em ISPs.

Anónimo disse...

Quando me provarem que sou mais produtivo com Exchange e Outlook, mudo logo, por enquanto não passa de um mito.

Não há nada que se faça no Outlook que eu nao faça no meu kmail, a não ser a preocupação constante com os vírus.

O OWA é realmente muito bom e trouxe os webmail para a ribalta, mas existem alternativas de peso (pelo menos do ponto de vista de quem não está habituado ao GUI do Outlook) porque para mim o IMP+AJAX está muito bem conseguido, e a framework do Horde 3 suporta calendários partilhados nativamente, sem recurso a protocolos proprietários (MAPI)

Em relação a preços, não é só os das licenças dos produtos que estão em causa, é também o hardware associado, o exchange é mais pesado a comparar com as alternativas.

O bom é que cada vez mais existe livre escolha, pena é que muitos não escolhem quer devido á inércia quer devido ao espirito de manada.