9 de julho de 2005

Os últimos 2 dias do Tech.Ed

Neste momento estou a fazer as malas para me ir embora de Amesterdão. É uma cidade bastante agradável e que vale mesmo a pena visitar. O Tech.Ed já lá vai, agora falta decidir onde vai ser o do próximo ano. Eu votei em Praga.
Aqui fica um resumo dos 2 últimos dias, relativamente às sessões relacionadas com messaging. Alguns destes temas são verdadeiramente sexy, pelo que espero desenvolver em futuros posts ou até em potenciais artigos:

Dia 3:
Best Practices for Disaster Recovery - Lessons Learned from Exchange 2003 Stretched Clusters Depolyments - um grande tema, mas que perdeu bastante devido ao mau domínio da lingua inglesa pelo Jurgen Hasslauer. A minha experiência no Ask The Experts (ATE) deu para perceber que os geo-clusters estão na ordem do dia, principalmente por razões de prevenção de desastre. Esta tarefa ficará bastante mais simplificada no Exchange 12 devido ao suporte de log shipping.
Tech.Ed Party - como já é habitual, Quinta-Feira é dia de festa. Este ano contou com as actuações dos Scizzor Sisters e NU2, bandas de tributo aos Scissor Sisters e U2, respectivamente. Não foi mau, mas podia ter sido melhor.

Dia 4:
Analysing Exchange Server 2003 with SQL Server 2000 Reporting Services - muito bom, mesmo às 8:30 da manhã e depois de uma noite de copos consegui ficar desperto. É fantástico o que se consegue obter dos tracking logs do Exchange. Juntem o Log Parser 2.2 e os SQL Reporting Services e obtemos relatórios verdadeiramente úteis e informativos.
Exchange 2003 Volume Shadow Copy Service (VSS) Based Backup and Restore - esta sessão deixou-me com algumas dúvidas: numa sessão anterior fiquei com a ideia de que o NTBackup não é VSS-aware, nesta foi dito o contrário. A investigar...

A avaliação final deste evento só pode ser positiva. Embora pessoalmente tenha sentido falta de sessões mais técnicas (lembrem-se que este evento tem uma abrangência muito grande de pessoas), o intercâmbio pessoal acaba por colmatar esse facto. É de facto uma oportunidade única para conhecer alguns peritos em tecnologias Microsoft.
Para o ano há mais!

Sem comentários: