9 de julho de 2005

ATE FAQ


A minha experiência no Ask The Experts (ATE) no Tech.Ed 2005 permitiu-me compilar uma pequena lista de perguntas mais frequentes (FAQ), daí o nome deste post: ATE FAQ.
Como é óbvio, em termos estatísticos o intervalo de amostragem não é de todo representativo do universo de utilizadores/administradores de Exchange, mas pelo menos dá-me a desculpa para escrever sobre alguns temas que certamente preocupam uma boa parte desse grupo.

1. Novas funcionalidades do SP2: este espaço é curto para descrever todas as novas funcionalidades deste service pack, mas não posso deixar de salientar o Direct Push, Remote Wipe, funcionalidade anti-spam integrada, aumento do limite da DB para 75GB na versão Standard e os dicionários de Português-Ibérico e Português-Brasileiro no OWA. Aqui ficam os links para mais informações:
Exchange Server 2003 Service Pack 2 is Coming!
Frequently Asked Questions About Exchange Server 2003 SP2
New Mobility Features in Exchange Server 2003 SP2
Exchange 2003 Service Pack 2 (SP2) Remote Wipe functionality
Enforcing security settings on mobile devices with Exchange 2003 SP2
Solving the Phone Synchronization Problem End-to-End
Exchange 2003 SP2
Storage limit changing in Exchange 2003 SP2 Standard

2. Exchange 12: existe alguma ansiedade sobre a próxima versão do Exchange, prevista para sair em finais de 2006, início de 2007. Para além das funcionalidades novas do SP2, o Exchange 12 deverá ainda adicionar:
• Suporte a 64-bits
• Log shipping
• Backup contínuo
• Unified messaging
• Setup por server roles
• Serviço melhorado de pesquisa
• Monad, interface por linha de comando
• Envio de anexos através de links do SharePoint

3. Suporte a Public Folders: a Microsoft anunciou que descontinuará o serviço de Public Folders, no entanto isto só deverá acontecer na versão a seguir ao Exchange 12. Restam-nos portanto uns 6/7 anos para começar a pensar na migração para o SharePoint.

4. Stretched Clusters: o assunto dos clusters dispersos geograficamente (até algumas centenas de kilómetros) foi um dos pontos de interesse. A Microsoft suporta stretched clusters desde que cumpram alguns requisitos, nomeadamente que utilizem hardware certificado do Windows Server Catalog. Aqui fica uma lista de links sobre o assunto:
Deployment Guidelines for Exchange Server Multi-Site Data Replication
Cluster Solutions, Geographically Dispersed Cluster Solution
Multi-site data replication support for Exchange 2003 and Exchange 2000
Multi-site Data Replication For Exchange Server 2003

Estes foram os assuntos mais abordados no ATE, pelo menos nos períodos em que eu estive lá. Se vocês se lembrarem de mais algum assunto que tenham dúvidas, façam favor de deixar em comentário.

Sem comentários: