2 de fevereiro de 2005

POP3 Connectors

Ora aqui está um tema sobre o qual me fazem muitas perguntas. Também é um assunto muitas vezes abordado nos newsgroups de suporte da Microsoft, por isso parece-me uma boa ideia para falar aqui.
Muitas vezes existe a necessidade de interligar as contas POP3 existentes num qualquer ISP com as mailboxes do Exchange Server. Esta situação é mais frequente em pequenas empresas do que propriamente em grandes organizações. Foi por isso que a Microsoft resolveu incluir um componente denominado POP3 Connector, salvo erro a partir do Small Business Server 4.5, que realiza essa função.
O POP3 Connector continua ainda hoje disponível no SBS 2003, mas infelizmente não vem incluído nas versões normais do Exchange Server.
Esta situação é na verdade uma oportunidade comercial, não espanta por isso que depressa tenham aparecido diversas soluções de diferentes fornecedores. Mas também existem algumas que são grátis.
Pessoalmente, só tenho experiência com o conector incluído no SBS e que até funciona muito bem (no início tinha alguns bugs, mas foram corrigidos com hotfixes). Por isso, se estão à espera de recomendações, esqueçam. Posso no entanto indicar-vos alguns links onde é feita uma breve descrição dos vários produtos disponíveis:

Acrescento ainda à lista o POP3Connector, que não vem referenciado nos links anteriores (não quero manifestar com isto qualquer tipo de preferência).
Testem e façam o vosso julgamento.

1 comentário:

free directory disse...

I was wondering for the given beautiful information