26 de fevereiro de 2005

Dê asas ao backup

As bases de dados de Exchange estão cada vez maiores. A moda da consolidação dá uma ajuda. O Exchange 2003 também. São cada vez mais utilizadores num só servidor.
Um administrador de sistemas tem que adaptar-se a esta nova realidade. Ele tem que conjugar a janela de backup do mail com os backups dos outros sistemas.
Felizmente é possível melhorar a performance do backup.

Costumo recomendar aos meus clientes a utilização do Windows Backup (NTBackup). É 100% seguro e suportado e, na minha experiência pessoal, nunca me deixou mal na altura de fazer o restauro de informação.
Voltando às bases de dados gigantes, é particularmente apropriado o método em 2 passos:
1. Backup para disco;
2. Salvaguarda do backup em disco para a tape.
Vejamos então como melhorar o desempenho do NTBackup na primeira fase.
Comece por modicar alguna valores do registry que estão em HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Ntbackup\BackupEngine\ (Se não tiver a subkey BackupEngine, corra o NTBackup pelo menos 1 vez):
Logical Disk Buffer Size = 64
Max Buffer Size = 1024
Max Num Tape Buffers = 16
Estes valores permitem aumentar a taxa de débito de 640MB/s para 1200MB/s. Infelizmente o NTBackup não consegue manter esta taxa, devido a um problema na cache. Este problema está descrito no artigo “System performance is negatively affected when Ntbackup.exe writes to a destination .bkf file”.
Neste mesmo artigo ficamos então a saber que está disponível uma nova versão do NTBackup. Com esta versão é possível utilizar o switch /fu (File Unbuffered) que corrige o problema.

Com as modificações ao registry e com esta nova versão, a salvaguarda da(s) base(s) de dados do Exchange vai ter uma melhoria no desempenho.
Se quiser saber mais, leia o artigo Improve your Exchange Backup, disponível no site MSD2D.com.
Aqui ficam mais uns links sobre o assunto:

Sem comentários: