21 de setembro de 2006

Tópicos precisam-se

Como alguns de vós saberão, sou um colaborador regular do site MSExchange.org onde publico a maior parte dos artigos que escrevo e onde também mantenho um blog. Aqui ficam os links com os conteudos que são da minha responsabilidade:

Bem, mas o objectivo deste post não é o de auto-publicitar-me, mas sim de pedir o vosso contributo no sentido de me sugerirem tópicos em torno do tema Exchange Server que gostariam que eu desenvolvesse um pouco.

Deixem comentário ou enviem-me por email. Obrigado!

3 comentários:

Mário Lopes disse...

Viva Rui.

Fica aqui um tópico. Porquê usar Exchange e não um MTA+IMAP Server+... abertos, muito mais baratos (provavelmente de borla), não dependentes de terceiros (neste caso a Microsoft), com possibilidades de serem estendidos à medida dos clientes (dado serem Software Livre), não dependentes da plataforma (podem correr em Solaris, GNU/Linux, *BSD, etc..), e também integráveis com LDAP/MySQL/PAM/whatever etc..?

Rui J.M. Silva disse...

Mário, primeiro que tudo, obrigado pela sugestão. Segundo, gostaria de dizer que respeito muito o software open-source e mesmo outros produtos que, não sendo livres, correm no universo Unix.
O problema dessa solução é que não é economicamente viável, leia-se tem um TCO muito mais elevado que a solução Microsoft. Além disso, diga-se que é muito difícil encontrar software livre com as mesmas funcionalidades do Exchange Server (o Exchange não é apenas um servidor de email).
Na minha experiência de trabalho, as organizações que conheço que pretendem alternativas ao Exchange, escolhem normalmente produtos como o Scalix cujo preço é superior ao Exchange.
Julgo que muita vez a paixão nos turva um pouco o juízo isento, imparcial e baseado em factos que a escolha de um sistema de messaging merece.

Mário Lopes disse...

Olá novamente Rui!

Julgo que muita vez a paixão nos turva um pouco o juízo isento, imparcial e baseado em factos que a escolha de um sistema de messaging merece.

Precisamente devido à minha paixão pelo Software Livre que me limitei a perguntar e não fazer qualquer tipo de presunção. Claro que, em causa, está o melhor para o cliente. Do que eu tenho visto do meu contacto com algumas empresas é que nem sempre o Exchange é o melhor para o cliente. Longe disso.. No entanto, benefícia de um status quo que o privilegia.

Quanto ao TCO, vais-me desculpar mas isso é tanga da Microsoft sem qualquer sustentação factual :-) Não duvido que até possa ser verdade, mas não serão os white papers publicados por empresas associados à Microsoft que irão provar seja o que for. Aliás, depois da campanha "Get The Facts" parece-me que a Microsoft perdeu qualquer credibilidade.

Daí que o meu repto seja quanto às características do serviço, algo que pode ser evidenciado de forma factual. Que tipo de serviços, segurança ou benefícios é que um servidor Exchange garante que um outro MTA não garanta. Quanto ao preço, acho melhor não tocarmos nesse tópico ;-)