12 de janeiro de 2005

You just had to try, didn't you?

Aventuras e desventuras com o Pocket PC Emulator.
Recentemente, durante a implementação de uma infra-estrutura de Exchange 2003, precisei fazer uns testes para validar o ActiveSync. Como não dispunha de nenhum dispositivo móvel, resolvi utilizar um emulador de Pocket PC.
Deve ser fácil, não é? Afinal estamos a falar de um dispositivo relativamente simples. Errado! Pois bem, tomem nota do que é preciso instalar (segundo um post no blog You Had Me At EHLO):

  1. Instalar o ActiveSync 3.7 (entretanto saiu o 3.8)
  2. Instalar o Pocket PC SDK 2003
  3. Instalar o Pocket PC SDK 2003 Emulator Images
  4. Instalar Visual Studio .NET 2003 (!)
Pensavam que era fácil, não era? Mas esperem, isto não fica por aqui...
Como precisava instalar tanta coisa, resolvi não "sacrificar" o meu PC de trabalho. A solução foi utiliza uma máquina virtual (Virtual Server 2005) que me disponibilizaram. No final da (longa) instalação, quando tentei correr o emulador pela primeira vez, fui presenteado com a seguinte mensagem:

"You just had to try, didn't you?" É impossível não soltar uma boa gargalhada :-)
Pois bem, qual acabou por ser a solução? Instalar o Visual Studio .NET 2005 Beta 1. Esta versão do Visual Studio já permite correr o emulador de Pocket PC em máquinas virtuais. O problema com a versão 2003 é que o emulador de Pocket PC e a máquina virtual partilham parte do software de emulação, o que causa resultados inesperados.
Se tentarem correr o emulador no Visual Studio .NET 2005 e tiverem problemas, o Amit Chopra tem algumas soluções no seu blog.
Como nota final, gostava de vos informar que a Microsoft resolveu agregar as marcas Pocket PC e Smartphone numa única: Windows Mobile.

Sem comentários: