18 de janeiro de 2005

MCSE: Messaging

Um blog tem que ter algo de pessoal e revelar algo do seu autor.
É precisamente com esse espírito que hoje escrevo aqui que acabei de obter a especialização em messaging do MCSE.
Para se obter a certificação MCSE: Messaging on Microsoft Windows Server 2003, é necessário completar a percurso MCSE e realizar mais dois exames específicos:

  • 70-284: Implementing and Managing Microsoft Exchange Server 2003
  • 70-285: Designing a Microsoft Exchange Server 2003 Organization
Foi este último que realizei com êxito hoje, por isso, parabéns para mim ;-) (sim, até porque só há mais 3.611 pessoas com igual certificação no mundo).

Qual o valor de uma certificação?
De acordo com o site da Microsoft "The MCSE certification is one of the most widely recognized technical certifications in the industry". Talvez... Eu diria que a certificação é daquelas coisas que é bom ter, tal como um curso superior, e que até pode servir de desempate quando 2 pessoas de qualificações semelhantes concorrem a um mesmo emprego.
Mas o que a certificação devia garantir, mas infelizmente assim o não é, era constituir prova inequívoca que o profissional de TI tem as competências necessárias para desempenhar com sucesso as funções na sua área de especialização.
Pessoalmente, defendo que a obtenção da certificação deveria estar obrigada à apresentação de um trabalho prático ou estágio, mas provavelmente é uma ideia difícil de concretizar.

Sem comentários: