17 de janeiro de 2006

Push email com o SP2? Ainda não...

Com o lançamento recente do Service Pack 2 para o Exchange Server 2003, foi anunciado com toda a pompa e circunstância a nova funcionalidade de push email, ou seja, a sincronização automática dos dispositivos móveis com o servidor de correio electrónico. Na realidade o Exchange Server 2003 já disponibilizava esta funcionalidade, através do mecanismo Always-Up-To-Date (AUTD). Só que esta tecnologia tem alguns problemas e funciona através de um esquema complexo que utiliza mensagens SMS.
A Blackberry desde há algum tempo que já disponibiliza aos seus clientes um esquema eficiente de envio de mail para dispositivos móveis. Terá sido inclusivamente esta uma das razões para a Microsoft incluir o direct push email no SP2 e anunciá-lo tão efusivamente.
Só que para funcionar completamente, falta ainda uma peça do puzzle: o Messaging & Security Feature Pack. Resumindo, os requisitos são:

  • Exchange Server 2003 SP2
  • Dispositivos com o Windows Mobile 5.0
  • Dispositivos com o Messaging & Security Feature Pack

O problema é que este Feature Pack não se encontra ainda disponível e só será distribuído exclusivamente pelos fabricantes de telemóveis e PDA's. Chegará, com certeza, muito em breve às nossas mãos, mas por enquanto o direct push email da Microsoft é ainda uma miragem (mas acreditem que quando chegar, vai valer bem a pena).

Links relacionados:

Sem comentários: