9 de março de 2005

Select Command Prompt

Em qualquer profissão acontecem situações caricatas, este é o relato duma que aconteceu comigo.
Quem lida com o Exchange Server sabe que, esporadicamente, é necessário efectuar uma desfragmentação offline para recuperar espaço em disco. Há uns tempos atrás, estava eu num cliente, foi exactamente esta operação que necessitámos de realizar. Como já é habitual, qualquer operação que implique downtime tem de ser realizada fora de horas.
Terá sido por volta das 21H00 quando corremos o comando ESEUTIL /D PRIV.EDB e aguardámos. A base de dados era "grandita", por isso sabiamos que tinhamos de esperar...
1 hora, 2 horas, 3 horas...
- "Ouve lá, não achas que isso está parado?"
- "Espera, já sabes que isso demora!"
Aguardámos mais um pouco, mas dado o avançar da hora resolvemos tomar medidas. Após verificar o Task Manager concluímos que de facto o processo ESEUTIL estava parado.
Como uma das pessoas envolvidas era da Microsoft, fez uma pequena pesquisa interna e conseguimos apurar a causa do problema: "Select Command Prompt".

Para quem não sabe, se a janela da Command Prompt estiver em Edit Mode e se alguém seleccionar texto, o processo que estiver a correr entra em pausa (experimentem fazer um DIR /S).
Pois foi mesmo isso que aconteceu. Inadvertidamente, uma das pessoas envolvidas, ao seleccionar a janela onde estava a correr o ESEUTIL, marcou um "quadrado", pelo que o processo entrou em pausa. Resultado: perdemos cerca de 2 horas!

Já agora, não existe nenhum artigo público da Microsoft sobre o assunto, apenas uma nota interna. O sistema operativo em questão era o Windows 2000. No Windows 2003 a Command Prompt vem com o Edit Mode desligado por defeito. Será por causa disto?

Sem comentários: