30 de Novembro de 2004

Motorola obtém licença para ActiveSynk

Depois de em Outubro passado, a Microsoft ter licenciado o ActiveSync para a PalmOne, é agora a vez da Motorola obter uma licença similar (Press Release).

"November 29, 2004 – Today, Motorola, Inc. (NYSE: MOT), a global leader in wireless, broadband and automotive communications technologies, announced interoperability between Motorola’s MOTOSYNC™ technology-enabled mobile phones and Microsoft Exchange Server 2003. The agreement with Microsoft to license the Exchange Server ActiveSync® protocol enables Motorola mobile phones to give enterprise customers direct seamless access to Microsoft Exchange Server 2003."

A Motorola pretende utilizar o protocolo ActiveSync no telemóvel A780, a disponibilizar em 2005 e que será baseado em tecnologias linux e java (!).
Pessoalmente aplaudo este tipo de abertura, pois nós consumidores ficaremos com certeza a ganhar.

[Actualização]
Nino Bilic escreveu o post HELLOMOTO no blog You Had Me At EHLO acerca deste assunto.

I'll See You in my Dreams

I'll See You in my Dreams é considerado o primeiro filme de terror português, datando de 2003. Na verdade, trata-se de uma curta-metragem realizada por Miguel Ángel Vivas e interpreda por Adelino Tavares, São José Correia, Sofia Aparício, Manuel João Vieira, João Didelet e Rui Unas, entre outros (Wikipedia).

Mas o que é que isto tem a ver com o tema principal deste blog, o Microsoft Exchange?
Bem, achei que era uma maneira simpática de noticiar o mais recente artigo publicado no blog You Had Me At EHLO, intitulado What are zombie users? e que fala dos utilizadores fantasmas que aparecem muitas vezes nas migrações de Exchange 5.5 para 2000.

Spam e vírus aumentam 200% no período do Natal

O portal TEK do Sapo publicou uma notícia que alerta para o aumento do spam e vírus em pleno período natalício. A troca de boas-festas e desejos de feliz Natal são um excelente meio para difundir vírus, spyware e spam, uma vez que as pessoas fazem uso de pequenos programas de origem desconhecida que enviam em mensagens de correio electrónico.
Ainda segundo a mesma notícia, a Trend Argentina emitiu um alerta para determinados tipos de mensagens, nomeadamente as que têm assuntos como Happy 2005, Feliz Natal, Natal 2004, Bom 2005 ou Merry Christmas.
Por isso, já sabe, se não quer contribuir para a proliferação de software malicioso ou spam, tome as seguintes medidas:

  • Telefone! É um meio muito mais pessoal de desejar boas-festas.
  • Construa a sua própria mensagem. Não aproveite mensagens que já foram re-encaminhadas vezes sem conta.
  • Seleccione as pessoas a quem vai enviar mensagens, não envie para a lista completa dos seus contactos.
  • Não corra programas "natalícios" de origem desconhecida que lhe tenham enviado.
  • Faça uma alimentação moderada ;-) Esta não tem a ver com spam ou vírus, mas é sempre um bom conselho.
E, já agora, festas felizes!

29 de Novembro de 2004

Gnome 2.8

GNOME Mas o que é que o Gnome tem a ver com um blog de Microsoft Exchange?
Bem, recentemente estava a ler a notícia do lançamento desta nova versão do Gnome e achei curioso o cliente de email que vem incluido, o Evolution. É que este cliente de email suporta ligação ao Exchange 2000/2003.
Cada vez mais projectos da comunidade open-source suportam a interligação com o mundo Microsoft, conquistando assim algumas simpatias e abrindo caminho para que o linux ganhe quota de mercado.
Pessoalmente, gostava que a Microsoft também tivesse esta abertura e que possibilitasse que os seus produtos fossem mais versáteis e mais abertos. Ficaríamos todos a ganhar e não me parece que uma medida deste género tivesse algum impacto negativo nos resultados do gigante informático.

28 de Novembro de 2004

Pesquisa eficiente para o Outlook


Quando se tem uma mailbox com uma dimensão razoável, como já é prática corrente, a pesquisa por palavras torna-se uma grande ajuda. O Outlook inclui esta função nativamente, mas quem a utiliza regularmente sabe que os resultados são por vezes decepcionantes.
A pensar neste problema, a empresa Lookout Software criou um add-on para o Outlook que faz indexação do conteúdo da mailbox, tornando as pesquisas mais eficientes. Esta pequena ferramenta chamada Lookout chamou a atenção da Microsoft que acabou por adquirir a empresa em Julho deste ano (Press Release). Existem rumores que a Microsoft pretende aproveitar a tecnologia para incluir num motor de pesquisa para desktop e que acompanhará provavelmente futuras versões do Windows.
Entretanto o site MSD2D.com publicou recentemente o artigo Lookout - lightning fast Outlook/Exchange searching onde é descrito com mais detalhe esta ferramenta e o seu modo de utilização.

25 de Novembro de 2004

Acesso HTTP ao Exchange explicado

MSExchange.org No site MSExchange.org podemos encontrar o artigo Explaining Exchange 2003 Http Access (Part 1), da autoria de Paul Baldwin, que nos desvenda alguns dos mistérios do acesso por HTTP ao Exchange.
No início do artigo o autor afirma:
"This article does not show you how to configure Outlook Web Access (OWA), Outlook Mobile Access (OMA) or Exchange ActiveSync (EAS). Instead it discusses the technical functionality behind providing remote HTTP access to Exchange 2003 mailboxes. As such, this document is going to be quite wordy, technical and perhaps a little ‘heavy’."
Ou seja, não esperem encontrar um guia detalhado de instalação do OWA, OMA e afins, mas sim os aspectos mais técnicos e pesados da tecnologia. Óptimo!

Uma grande ajuda: ExchMbx

ExchMbx é uma ferramenta desenvolvida pelo MVP Joe (não sei o apelido) e que permite realizar várias tarefas administrativas do Exchange a partir da linha de comandos.
Esta ferramenta é freeware e corre em Windows 2000, XP e 2003.
Segundo o autor:
"I got sick of not having a generic command line tool to do some basic Exchange Tasks so I wrote one."
Para usar e abusar... mas com cuidado!

IMF: mais um excelente artigo

Microsoft Certified Professional Magazine Online Bill Boswell escreveu o artigo Testing Exchange's New Spam Filter na MCP Magazine (entretanto rebaptizada de Redmond Magazine), onde faz uma revisão muito completa do Inteligent Message Filter da Microsoft.
O artigo, apesar de datar de Agosto de 2004, é do melhor que tenho visto, por isso aconselho-vos vivamente a darem uma vista de olhos.

24 de Novembro de 2004

Site de segurança do Exchange 2003

Visit the TechNet Security and Protection page Quer tornar o seu Exchange mais seguro? A Microsoft disponibiliza a página Security Resources for Exchange Server 2003 onde pode encontrar toda a informação que precisa para tornar o Exchange mais seguro.
Explore as capacidades anti-spam do produto, conheça as best-practices, faça download dos últimos updates, enfim, tem aqui uma colecção de recursos bastante valiosa.

RPC sobre HTTP(s) no Exchange 2003 com SP1

A Microsoft acaba de publicar um artigo da Knowledge Base que descreve os passos necessários para configurar RPC sobre HTTP(s) em servidores Exchange 2003 com o Service Pack 1.
O artigo intitula-se How to configure an RPC over HTTP topology on computers that are running Exchange 2003 with Service Pack 1.
Com o lançamento do SP1, a configuração do RPC sobre HTTP(s) ficou muito mais fácil, deixando de ser necessário editar chaves do registry e ter de abrir diversas consolas de administração.
Se quiser aprofundar este tema recomenda-se a leitura do documento Exchange Server 2003 RPC over HTTP Deployment Scenarios e do artigo RPC over HTTP improvements with Exchange 2003 Service Pack 1.

23 de Novembro de 2004

Guia de instalação de Exchange em cluster

MSExchange.org
O site MSExchange.org publicou o artigo Implementing a Two Node Cluster with Windows 2003 Enterprise, da autoria de Marc Grote onde explica os passos para a construção de um cluster Exchange com 2 nós.
Para além do valioso conteúdo do artigo, salienta-se a colecção de links disponibilizados no final, que cobrem todos os aspectos técnicos necessários.

Artigos KB recentes sobre Exchange

O site da Slipstick publica regularmente os últimos artigos da Knowledge Base da Microsoft sobre Exchange.
Aqui ficam os que foram publicados ontem:

22 de Novembro de 2004

Performance Monitor Wizard

"The Performance Monitor Wizard simplifies the process of gathering performance monitor logs. It configures the correct counters to collect, sample intervals and log file sizes. This wizard can create logs for troubleshooting operating system or Exchange server performance issues."

Quantas vezes já precisou de medir o desempenho do seu servidor Exchange, mas não sabia bem que contadores utilizar?
Para dar resposta a este problema a Microsoft disponibilizou o Performance Monitor Wizard, que simplifica o processo de configuração dos contadores a medir.
Experimente e vai ficar fã!

21 de Novembro de 2004

Bill Gates, recordista do spam

Microsoft founder Bill Gates
Bill Gates é a pessoa do mundo que recebe mais correio electrónico comercial não solicitado, vulgo spam.
A revelação foi feita por Steve Ballmer, enquanto discursava num evento da Microsoft em Singapura. Segundo Ballmer, Gates recebe cerca de 4 milhões de mensagens de spam por dia, mas conta no entanto com a preciosa ajuda das ferramentas de combate ao spam da Microsoft, bem como com os serviços de um departamento dedicado ao efeito.
Em média, apenas 10 mensagens comerciais não solicitadas chegam até à sua caixa de correio, o que perfaz uma eficácia de 99,99975 %.
Links relacionados:


Exchange Best Practices Analyzer Tool 1.1

Uma das sessões mais interessantes do MS IT Forum 2004, foi sem dúvida uma intitulada "Microsoft Exchange Server Best Practices Analyzer Tool" proferida pelo Paul Bowden, que esteve intimamente ligado ao desenvolvimento desta ferramenta.
O sucesso desta valiosa ferramenta é já uma realidade, tendo sido feito o seu download por 85.000 vezes, cinco vezes mais que do Intelligent Message Filter (IMF).
Uma das revelações que o Paul Bowden fez foi que a versão 1.1 será disponibilizada a partir da segunda semana de Dezembro. Podemos esperar a versão 2.0 para o ano que vem.
Entretanto também foi criado um "friendly URL" só para o ExBPA e que está disponível em http://www.exbpa.com.

Não deixe de consultar:

18 de Novembro de 2004

Exchange Disaster Recovery

Desastres acontecem, mas a tendência geral de todos nós que trabalhamos nesta àrea é manter a posição optimista que essa (má) sorte nunca nos vai calhar.
Como nunca é tarde para iniciar um plano de disaster recovery, a Microsoft publicou recentemente 2 artigos relacionados com este assunto:

Também vale a pena consultar o site que a Microsoft tem dedicado à prevenção de desastres em Exchange, Disaster Recovery for Exchange Server 2003.

Agora já não há desculpa.

17 de Novembro de 2004

Actualizações ao Intelligent Message Filter

Assisti hoje no MS IT forum 04 a uma sessão com o título "Reducing Spam with Exchange server 2003 and the Intelligent Message Filter". A sessão até nem foi má, mas o melhor foi a revelação de que a partir do ano que vem a Microsoft vai finalmente começar a disponibilizar actualizações ao filtro SmartScreen que suporta o IMF. A data definitiva ainda é uma incógnita.

Também se falou do Exchange Edge Services, mas neste capítulo as coisas ainda estão muito indefinidas, nomeadamente no que diz respeito à data de lançamento.

16 de Novembro de 2004

"The Magic of Software" (and the reality of Exchange)

Pois, perdoem-me o titulo em inglês, mas achei que ficava giro.
Queria-vos falar da sessao de abertura do IT Forum 2004, a cargo do famoso Bill Gates. A sessao intitulou-se "The Magic of Software" e, entre outras coisas revelou o roadmap para os produtos da Microsoft para os proximos 2 anos.
Pois bem, de Exchange nem o cheiro. A companhia parece apostada em desenvolver outros produtos e deixar atrasar a componente de messaging e colaboracao.
Pode ser que com um bocado de sorte, o Exchange Edge Services ainda veja a luz do dia para o ano.
Link relacionado:
Exchange road map... Qual road map?

P.S. Desculpem a falta dos caracteres portugueses, mas estou a editar a partir de um PC do IT Forum.

14 de Novembro de 2004

Microsoft IT Forum 04

16-19 November 2004, Copenhagen, Denmark. 15 November is for Pre-Conference Sessions and Registration

É já amanhã que começa o IT Forum 2004. E eu vou lá estar.
São mais de 200 sessões que vão cobrir os seguintes temas:

  • Administration and Management
  • Data Management
  • Infrastructure Solutions
  • Messaging and Mobility
  • Planning and Deployment
  • Security
Claro que vou seguir com especial atenção todas as que forem relacionadas com o Exchange.
Depois vou dando notícias.

13 de Novembro de 2004

Actualização pós-SP1 para o Exchange 2003

Update for Exchange 2003 (KB 883543)
Aqui fica desde já o link para fazer o download da actualização pós-SP1 para o Exchange 2003.

"This update resolves problems that were found in Exchange 2003 since Exchange 2003 SP1 was released."

Este é um dos indispensáveis! Nunca é demais dizer, não se esqueçam de testar primeiro antes de aplicar em produção.

12 de Novembro de 2004

Deve a Microsoft deter tecnologia anti-spam?

A Microsoft tem-se empenhado activamente em desenvolver tecnologia de combate ao spam. Começou por incorporar o filtro Junk E-mail no Outlook 2003 e este ano lançou a respectiva componente servidora, o Exchange Intelligent Message Filter (IMF).
Os consumidores aplaudem, mas algumas companhias (leia-se concorrentes) desconfiam.
Os esforços realizados pela Microsoft para convencer o Internet Engineering Task Force a adoptar a sua tecnologia patenteada para autenticação de e-mail, Sender ID, é visto por alguns como uma tentativa de monopolizar o mercado anti-spam.
A Apache Software Foundation é uma das vozes mais críticas, pois entende que os standards da internet devem manter-se livres de royalties devidos à propriedade intelectual.
Entretanto surgiram algumas alternativas, como a tecnologia DomainKeys desenvolvida pela Yahoo e apoiado pela Google e um consórcio de várias organizações desenvolve em paralelo a tecnologia i-Names.
Também o IMF da Microsoft é alvo de críticas pelos parceiros, que o encaram como uma invasão do seu espaço de negocio. A Sunbelt-Software teceu sérias críticas ao lançamento do IMF, nomeadamente na sua newsletter semanal W2KNews, com o artigo Why Is Microsoft Killing Its Partners?.
Nunca é demais dizê-lo, o spam é uma praga e afecta-nos a todos. Urge encontrar uma maneira eficaz de combatê-lo, uma vez que a legislação existente parece bastante ineficaz. As guerras entre as várias empresas e organizações não parece favorecer o utilizador final, uma vez que pode atrasar a adopção de uma tecnologia definitiva e universalmente aceite de combate ao spam.Resta-nos a esperança que o senso comum prevaleça e que a comunidade da internet faça ouvir a sua voz, como o tem feito até aqui.

Artigos relacionados:


11 de Novembro de 2004

IBM Workplace Services Express 2.0

IBM® A IBM anunciou o lançamento da sua nova suite de colaboração, Workplace Services Express 2.0.

"Workplace Services Express 2.0 features team collaboration, document management, web forms, task lists and templates that can be customized to create composite services."

A IBM pretende com esta estratégia aumentar a pressão sobre a Microsoft, ao apresentar funcionalidades que claramente se sobrepõem aos produtos do gigante informático, nomeadamente o Microsoft Exchange.
Mais informações sobre o Workplace Services Express estão disponíveis aqui.

10 de Novembro de 2004

Update for Outlook 2003 Junk Email Filter (KB873362)

Microsoft Office Online Está disponível no site Microsoft Office Update uma actualização para o filtro Junk Email do Outlook 2003. Esta actualização contém novas versões de 2 ficheiros: OUTLFLTR.DAT, OUTLFLTR.DLL.

"This optional update provides the Junk E-mail Filter in Microsoft Office Outlook 2003 with a more current definition of which e-mail messages should be considered junk e-mail. This update was released in November 2004"

O texto que acompanha a actualização remete para um link que ainda não está disponível.
Agora fica a faltar a actualização correspondente para o Intelligent Message Filter (IMF).

[Actualização 11-Nov]
Finalmente os links já estão disponíveis:
More information...
Description of the Outlook 2003 Junk E-mail Filter update: November 9, 2004

Anti-spam: Cloudmark Exchange Edition (CEE)

A companhia americana Cloudmark anunciou o seu novo produto, Cloudmark Exchange Edition (CEE), destinado às pequenas e médias empresas.
A empresa conta ainda com outros produtos destinados ao utilizador doméstico ou a ambientes empresariais.
Aqui fica o link para a press release.

9 de Novembro de 2004

Migração para Exchange 2003: 15 dicas

TechNet Magazine
15 Tips For A Smooth Migration To Exchange Server 2003, é o nome do artigo assinado por Jenna Lyday no último número da TechNet Magazine.
As dicas sobre migração nunca são demais, por isso aqui ficam mais 15.

A propósito de migrações, deixo-vos aqui uns links adicionais sobre migração:

Tecnologia anti-spam: Sender ID

The Sender ID Process
Roberta Bragg fala no site da Redmond Magazine sobre a tecnologia de Sender ID, no artigo The Solution to Spam.
Esta tecnologia resulta da combinação de duas outras tecnologias: Sender Policy Framework (SPF), desenvolvida por Meng Wong, co-fundador e CTO da Pobox.com, e Caller ID for E-Mail, patenteada pela Microsoft.

Outros links de interesse:
Sender ID Framework Overview
Sender Policy Framework

Projecto OpenGroupware

"Mission: To create, as a community, the leading open source groupware server to integrate with the leading open source office suite products and all the leading groupware clients running across all major platforms, and to provide access to all functionality and data through open XML-based interfaces and APIs."

Apesar deste blog se debruçar sobre o Microsoft Exchange, gostava de referenciar o projecto OpenGroupware (OGo). Basicamente este projecto pretende ser uma combinação entre o Exchange e o Project, mas em formato open source.
É possível aceder ao OGo utilizando vário tipo de software cliente, entre eles, o Microsoft Outlook!
Independentemente da guerra entre Microsoft e software livre, acho que vale a pena dar uma vista de olhos e ficar a conhecer mais uma solução válida.

8 de Novembro de 2004

Guia de compras anti-spam

Sabia que se calcula que cerca de 50% do volume de correio electrónico são mensagens comerciais não solicitadas, vulgo spam?
Está a pensar adquirir um produto anti-spam? O site NetworkWorldFusion tem uma lista actualizada dos produtos existentes no mercado e um resumo das suas características.
Neste Anti-spam buyer's guide é possível fazer uma comparação directa entre os vários produtos utilizando o compare-o-matic.

O site MSExchange.org também disponibiliza uma comparação entre vários produtos, MSExchange.org Server Based Antispam Comparison, embora um pouco incompleta e, atrevo-me a dizer, um pouco parcial.

Se não quiser gastar dinheiro dê uma vista de olhos no Intelligent Message Filter (IMF) da Microsoft ou no Anti-Spam SMTP Proxy (ASSP). Acerca deste último não deixe de ler o artigo Building a free and efficient anti-spam solution, publicado no site MSD2D.com.

6 de Novembro de 2004

Public Folders tools: um resumo

Mais um excelente post no Blog de Exchange You Had Me At EHLO, este da autoria de Bill Long. Intitulado Confused by different public folder tools?, neste post é feito um sumário das ferramentas disponibilizadas pela Microsoft para gerir public folders. Aqui fica a lista:

5 de Novembro de 2004

Dicas e truques para o OWA 2003

O site MSExchange.org publicou um artigo do autor Henrik Walther que revela algumas dicas e truques que melhoram a utilização do OWA 2003.
Uma das dicas mais interessantes do artigo Neat OWA 2003 End-user Tips & Tricks é a possibilidade de utilização de drag & drop para anexar documentos às mensagens, tal como já é possível no cliente rico Outlook.

Exchange 2003 Operations Guide

Não estivéssemos já habituados à excelente documentação sobre o Exchange 2003 e a publicação deste Exchange 2003 Operations Guide até poderia constituir uma surpresa!

"The Exchange Server 2003 Operations Guide consists of four topics that describe the daily, weekly, and monthly maintenance tasks that, for a Microsoft Exchange Server 2003 organization, are required to keep an Information Technology (IT) organization running smoothly and without interruption."

Pelos vistos ainda só está disponivel a versão online. Se alguém descobrir uma versão para download, avise.

4 de Novembro de 2004

IOPS/mailbox = (average disk transfer/sec) ÷ (number of mailboxes)

Nicole Allen publicou no blog You Had Me At Ehlo a segunda parte de um artigo sobre o desempenho do sistema de IO e o Exchange.
Este novo post intitula-se Some more thoughts on disk IO and calculations… e é o seguimento do anterior A few basic concepts in disk sizing.
Se está curioso pela equação que dá título a este post, não deixe de consultar esta preciosa informação.

3 de Novembro de 2004

VBScript para envio de correio electrónico

Um script para envio de e-mail dá sempre jeito. São várias as ocasiões em que eu já precisei de o utilizar, mas normalmente tenho sempre de perder algum tempo até encontrar no Google a informação necessária.
Na edição de Novembro da Redmond Magazine (ex-MCP Magazine), Greg Shields assina o artigo "5 Essential Scripts", entre os quais o de envio de e-mail que aqui se transcreve:

Set objEmail = CreateObject("CDO.Message")
objEmail.From = "ehlo@blogspot.com"
objEmail.To = "jdoe@blogspot.com"
objEmail.Subject = "Script complete! "
objEmail.Textbody = "The script is complete. "
objEmail.Send


Modelo Continente migra correio electrónico para Exchange 2000

Segundo notícia publicado no site TEK, o Modelo Continente concluiu a migração para a plataforma Exchange 2000 / Windows 2000, com o apoio da Mainroad, empresa de TI do grupo Sonae.

"O projecto consistiu na consolidação do correio electrónico da Sonae Distribuição" num cluster de mail Exchange 2000 sobre Windows 2000, migrado a partir da estrutura corporativa do Grupo Sonae que se encontrava distribuído por conceitos geográficos numa plataforma de 12 servidores Exchange 5.5 sobre Windows NT 4.0", explica a empresa de tecnologias da informação em comunicado."

Claro que neste momento já está em estudo o upgrade para Exchange 2003 / Windows 2003.
A notícia completa pode ser consultada aqui.

2 de Novembro de 2004

TechNet Virtual Lab: Exchange

A Microsoft disponibilizou uma série de laboratórios virtuais que permitem testar software sem o incómodo de criar um ambiente de testes e andar a instalar sistemas operativos.
Um bastante interessante é sem dúvida o do Exchange que permite testar várias funcionalidades deste produto, como as características anti-spam e o Inteligent Message filter (IMF), bem como experimentar cenários de migração.
Ah, é verdade, é de graça ;-)

1 de Novembro de 2004

"Messaging Hygiene" na Microsoft

A Microsoft acaba de publicar documentação sobre a forma como a empresa enfrenta os problemas relacionados com o SPAM. Nos documentos disponíveis é possível verificar como a Microsoft utiliza a tecnologia do Exchange 2003, do Outlook 2003 e de software de terceiros para minimizar esta praga.
A documentação está disponível para download aqui.

A propósito de SPAM, o site da MSD2D tem também alguns artigos sobre este assunto e que merecem ser consultados:


Parabéns Exchange

O Exchange Server 2003 acaba de fazer um ano. Dave Thompson, vice presidente do Exchange Server Product Group na Microsoft falou sobre o sucesso deste produto durante a conferência Microsoft Exchange Connection que se realizou em Orlando, nos Estados Unidos.
O Exchange 2003 tem sido um sucesso comercial, com vendas de licenciamento superiores em 55% em relação a versões anteriores.
Mais informações aqui.