29 de outubro de 2004

Ensine o Exchange a utilizar a memória!

O Exchange 2003 (e as versões anteriores) pode-se dizer que é um "comilão" de memória. Mas sabia por exemplo que não adianta ter mais do que 4GB de RAM no servidor? E que se tiver um servidor com 1 GB ou mais de memória é possível afinar a maneira como o Exchange a utiliza?
Muito rapidamente, os parâmetros a alterar no Windows 2003 são:

  • /3GB e /USERVA=3030 no ficheiro boot.ini
  • HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\HeapDeCommitFreeBlockThreshold=0x00040000

Para mais informações, não deixe de ler o artigo Exchange 2003 Memory Optimization, no site da MSD2D.com.

Microsoft Solution Accelerator for Exchange Consolidation and Migration

É sabido que a documentação disponibilizada pela Microsoft sobre o Exchange é excelente. Na senda dos bons documentos acaba de ser publicado o Microsoft Solution Accelerator for Exchange Consolidation and Migration.
Se está a pensar fazer uma migração ou upgrade do Exchange 5.5 ou 2000, então esta é uma documentação imprescindível.

Novos produtos para Exchange

A companhia canadiana Nemx acaba de lançar o Power Tools 5.0 que permite protecção contra spam, vírus e ataques maliciosos contra o Microsoft Exchange.
Uma das características mais interessantes é o facto de extender a funcionalidade do Intelligent Message Filter (IMF), add-on para o Exchange disponibilizado gratuitamente pela Microsoft.
Aqui fica o link para a press release.

28 de outubro de 2004

Por falar em webcasts...

E por falar em webcasts, a semana dedicada ao Exchange 2003 decorre de dia 8/11 a 12/11. Aqui fica a lista das sessões:

Mais informações podem ser obtidas no site Events and Webcasts da Microsoft.

Microsoft anúncia semana de webcasts sobre Windows Mobile

A Microsoft anunciou que na semana de 15 a 18 de Novembro vai realizar diversos webcasts sobre comunicação sem fios, mobilidade e ligação com o Exchange 2003.
Mais informações e o registo para este evento poderá ser feito aqui.

Exchange vs File System Antivirus

A utilização de anti-vírus do sistema de ficheiros em servidores Exchange pode causar diversos problemas. Como boa prática é aconselhável configurar este tipo de software por forma a não inspecionar as pastas do Exchange.
O site MSExchange.org publicou recentemente um artigo sobre este assunto.

Exchange road map... Qual road map?

Depois da notícia de que a próxima versão de Exchange, com o nome de código "Kodiac", não vai ser lançada em 2006 como inicialmente previsto, Kim Akers, uma directora sénior do Microsoft's Exchange Server group, vem agora afirmar que a aguardada versão Exchange Edge Services também deverá ser adiada.
Com esta indefinição relativamente ao road map do produto, a vida dos decision-makers tecnológicos deverá ficar mais dificultada.
Mais informações em http://www.itworld.com/App/4149/041025exchangemap/

27 de outubro de 2004

Projecto "subject: exchange"

O projecto "subject: exchange" pretende ser um blog em português sobre o Microsoft Exchange e tudo o que gire à sua volta. Tal como o sub-título indica, este espaço será dedicado a notícias, rumores, dicas, experiências pessoais e outras coisas relacionadas com o servidor de correio electrónico da Microsoft.
Este projecto está em estado embrionário, sendo que, neste momento, o seu autor tem algumas dúvidas relativamente à periodicidade da informação, bem como o modelo a adoptar em termos de provisionamento de conteúdos.