30 de Junho de 2005

Nem de propósito...

Num post recente falei sobre o lançamento do Novell GroupWise 7 e acabei por levantar o véu sobre alternativas open source ao Exchange.
Uma revisão mais aprofundada sobre o assunto pode ser encontrada na revista Redmond Magazine de Julho, no artigo An Open Look at Groupware. Jim Conley desenvolve um pouco mais o tema ao fazer uma breve análise aos produtos OpenGroupware.org e Open-Xchange, sem deixar de referir outras alternativas. Para ler e reflectir.

Sender ID Framework SPF Record Wizard


A tecnologia Sender ID asume-se cada vez mais como um standard de facto na luta contra o mail não desejado, mais não seja pela influência do gigante Microsoft. O Hotmail e a Microsoft já estão a utilizar esta tecnologia e, com o lançamento do SP2 do Exchange 2003, preve-se que mais organizações a adoptem.
Para nos ajudar na tarefa de criação do record SPF para o DNS, a Microsoft disponibilizou o Sender ID Framework SPF Record Wizard.

"This four-step wizard will guide you through the process of creating a new SPF record for your DNS domain. You should add this DNS record to your domain's DNS configuration. Note that you may need to manually edit the SPF record created by this wizard if you want to use some of the more advance features of the SPF format. For complete details please refer to the SPF record specification at http://www.microsoft.com/senderid."
[UPDATE]
Existe um outro wizard para criar o record SPF, disponível em http://spf.pobox.com/wizard.html

29 de Junho de 2005

Novell GroupWise 7

Num blog dedicado ao Microsoft Exchange Server faz todo o sentido falar dos seus concorrentes, isto a propósito do lançamento próximo do Novell GroupWise 7.
Embora seja pacificamente aceite que neste momento o Microsoft Exchange detém a maior quota de mercado, os seus principais concorrentes - Lotus Notes e Novell GroupWise - lutam para contrariar esta tendência.
Embora não tenha experiência de utilização de nenhum deles, tenho a certeza que são óptimos produtos e qualquer um terá argumentos válidos para se impôr no mercado. A concorrência é saudável e benvinda.
Ah, e é preciso não esquecer que a escolha não se esgota nestes 3 gigantes, existem outras soluções em formato open-source que lutam pelo seu lugar ao sol, tais como o Open-Xchange Server ou o OpenGroupware.org.
Bem, mas voltando ao assunto do lançamento do Novell GroupWise 7, aqui ficam alguns links:

28 de Junho de 2005

Messaging Hygiene at Microsoft v2.0

Acabou de ser disponibilizada uma nova versão dos documentos "Messaging Hygiene at Microsoft". Estes documentos fazem uma descrição detalhada das técnicas utilizadas pela Microsoft para combater o spam e mail não desejado em geral.
Confesso que ainda não tive tempo para os ler em pormenor, mas não pude deixar de reparar que a tecnologia Sender ID já lá vem mencionada.
Os documentos estão disponíveis para download neste link.

27 de Junho de 2005

Sessões do Tech.Ed 2005 disponíveis

Numa iniciativa louvável, a Microsoft resolveu disponibilizar os conteúdos das sessões apresentadas durante o Tech.Ed 2005, que decorreu nos Estados Unidos no início deste mês. Procurem a track de "Messaging and Collaboration" e vão ficar com que se entreter durante uns tempos.
É possível assistir ao vídeo da sessão pretendida, ou apenas fazer download da apresentação em formato PowerPoint.
Todo o conteúdo está disponível neste site.

Entretanto já comecei a contagem decrescente para a edição europeia do Tech.Ed que começa para a semana. Para além de assistir às sessões vou estar a trabalhar no stand do Ask The Experts (ATE) de Exchange. Uma estreia para mim, desejem-me sorte.

[UPDATE 28-Jun]
Foi bom enquanto durou, o site referido já está fechado (será que foi engano da MS?). Quem tentar aceder será presenteado com a mensagem:

"Please leave this area immediately. You are not authorized to access this site."

Grrrrr! Entretanto a disponibilização dos PowerPoints para a edição Europeia que deveria ter acontecido ontem, foi adiada para Quarta-Feira, 29-Jun.

24 de Junho de 2005

Nova versão (2.1) do ExBPA

Está disponível para download a versão 2.1 do Exchange Best Practices Analyzer (ExBPA) Tool. Aqui fica uma lista com as funcionalidades novas:

  • Testes de desempenho
  • Análise de configuração dos HBA
  • Reports de cluster
  • Suporte a wildcards
  • Suporte UDP
  • Nova disposição visual
  • Operações de checksum
Uma das melhorias de peso é sem dúvida a possibilidade de realizar testes de performance. De acordo com Paul Flaherty, que já experimentou a nova versão:
"When you select a Health/Performance Check, ExBPA will do the "normal " health check, but it will then take 240 performance monitor samples every 30 second (So the whole scan will last over 2hours).Once complete, it will then compare the samples it collected against the Troubleshooting Exchange Server 2003 Performance whitepaper and make recommendations."

Para mais informações, o site You Had Me At EHLO publicou um artigo mais detalhado:

Leitura de fim-de-semana

Uma consulta ao site do Instituto de Metereologia Português, revela que o tempo não vai estar propício para a prática balnear. Ora então aqui fica mais uma razão para ficar em casa e ler estes belos artigos que aqui vos deixo:

23 de Junho de 2005

Hotmail implementa Sender ID

De acordo com uma Press Release publicada no site da Microsoft, o serviço de correio electrónico do Hotmail passou a contar com a tecnologia Sender ID, mecanismo para protecção contra spam e phishing.
Conforme já tinha noticiado aqui num post anterior, os testes já se desenrolavam há algum tempo, pelo que esta evolução já era esperada.
Se quiser saber mais:

22 de Junho de 2005

Microsoft retira endereço abuse@microsoft.com

De acordo com notícia no site S*PAM _KiNgS (e blogado pela Donna e pelo Bink), a Microsoft deixou de aceitar mensagens para o endereço abuse@microsoft.com. O endereço responde com uma mensagem automática com o seguinte texto:

"Thank you for contacting Microsoft. Your e-mail will be handled by a Customer Service Representative within approximately 24 hours. Please note that the e-mail address you have contacted, "abuse@microsoft.com" will be retired on April 29, 2005. In the future, please visit http://www.microsoft.com/contactus to contact Microsoft."

O endereço abuse@domain vem especificado no RFC2142 com a finalidade de reportar comportamentos inapropriados originados nesse domínio (spam, por exemplo), pelo que deve ser válido e suportado.
Por curiosidade, aqui fica uma lista das mailboxes que devem existir em qualquer sistema de mail:

MAILBOX     AREA               USAGE
---------- ---------------- ---------------------------
ABUSE Customer Relations Inappropriate public behaviour
NOC Network Operations Network infrastructure
SECURITY Network Security Security bulletins or queries

MAILBOX SERVICE SPECIFICATIONS
---------- ---------------- ---------------------------
POSTMASTER SMTP [RFC821], [RFC822]
HOSTMASTER DNS [RFC1033-RFC1035]
USENET NNTP [RFC977]
NEWS NNTP Synonym for USENET
WEBMASTER HTTP [RFC 2068]
WWW HTTP Synonym for WEBMASTER
UUCP UUCP [RFC976]
FTP FTP [RFC959]

Configuring Exchange SMTP Gateways at Microsoft

Configuring Exchange SMTP Gateways at Microsoft, é o nome de um documento que a Microsoft disponibilizou e que, tal como o nome indica, dá-nos uma explicação de como estão configuradas as gateways de SMTP (com Exchange 2003) na Microsoft.

Configuring a Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) gateway to be secure as well as manageable can be a challenge. The e-mail team at Microsoft IT shares its experience with customers on configuring its Exchange Server 2003 SMTP gateways for optimal performance, security, and manageability.

21 de Junho de 2005

Concluída a aquisição da Sybari pela Microsoft


Foi hoje anunciada a conclusão da aquisição da Sybari pela Microsoft:

Microsoft Corp. today announced the completion of its acquisition of Sybari Software Inc. Originally announced Feb. 8, the acquisition of Sybari adds a critical security component to Microsoft’s efforts to help enterprise customers become more secure. As a wholly owned subsidiary of Microsoft, Sybari will continue to offer enterprise protection products for the Microsoft® Windows® platform.
A página da Sybari na internet apresenta já um novo logotipo com a frase "A Microsoft Subsidiary". Nesta página podemos ainda visualizar dois outros logotipos que, dadas as circunstâncias, são no mínimo curiosos:

Pode uma subsidiária da Microsoft ser Gold Partner?
Pode uma subsidiária da Microsoft ser partner da IBM?

Press Releases:

20 de Junho de 2005

Ferramentas de compressão para o Outlook


Os anexos enviados através do correio electrónico podem ter proporções generosas, pelo que nalguns casos pode fazer sentido a utilização de uma ferramenta que os comprima devidamente antes do envio. Poupam-se recursos e largura de banda.
Existe variado software com esta funcionalidade, pelo que vos deixo aqui uma pequena lista de add-ons para o Outlook. Confesso que não tenho experiência com nenhum deles, pelo que não vou fazer uma análise comparativa.

Se acham a lista pequena, o site da Slipstick disponibiliza uma lista mais completa, onde estão também incluídas ferramentas de servidor.

Webcasts de messaging em Julho

Como já é hábito, Eileen Brown informa-nos através do seu blog quais os webcasts de messaging e colaboração para o mês seguinte. Aqui fica a lista:

Não são muitos, apenas 3... Será das férias?

[UPDATE]
E, já agora, fica também aqui o registo de um blogcast:

17 de Junho de 2005

Leitura de fim-de-semana

E é chegado mais um dia para a habitual rúbrica de leitura para o fim-de-semana (desta vez a tempo e horas). Para começar, e em grande destaque, mais um artigo do meu autor preferido:

Depois de lerem este artigo com muita atenção, podem passar para os restantes:

P.S. Repararam na caixa de pesquisa que adicionei a este blog? Finalmente o Google decidiu começar a indexá-lo (será por estar o link no You Had Me At EHLO?), pelo que agora é mais fácil encontrar posts antigos. Experimentem!

[UPDATE]

15 de Junho de 2005

Actualização do filtro Junk E-mail (14/6/2005)

Acaba de sair mais uma actualização para o filtro de Junk E-mail incluído no Outlook 2003. Estas actualizações são importantes, uma vez que contêm as mais recentes definições (segundo a Microsoft) do que é e não é spam.
A actualização pode ser obtida por download directo, através do Office Update ou ainda através do novo Microsoft Update.
Como também é habitual, a actualização é acompanhada pelo respectivo artigo da Knowledge Base: Description of the Outlook 2003 Junk E-mail Filter update: June 2005.

14 de Junho de 2005

Vulnerabilidade do Exchange 5.5

Nos boletins de segurança da Microsoft de Junho, vem descrita uma nova vulnerabilidade do Exchange 5.5. A vulnerabilidade prende-se com a possibilidade de ataques cross-site scripting no OWA.
Aqui fica o link para o boletim:

Leitura de fim-de-semana (atrasada, sorry...)

Pois é, pois é, mea culpa, mea culpa!
Fui passar o fim-de-semana a Amesterdão e não consegui publicar a habitual lista de leitura para o fim-de-semana. Aqui fica, sem mais demoras:

8 de Junho de 2005

Notícias do Tech•Ed 2005

Para quem não pode assistir ao Tech•Ed 2005 realizado nos Estados Unidos (eu espero ir a Amesterdão), o site da Microsoft TechNet está a disponibilizar alguns conteúdos técnicos, além de outras informações, tal como um diário do nosso já conhecido Scott Schnoll.
No site Tech∙Ed 2005 podemos ainda encontrar os seguintes bolgcasts:

Entretanto, também parece que está a ser disponibilizada bastante informação sobre o Exchange 12. Vamos ficar atentos...

6 de Junho de 2005

Vem aí o SP2!

É a notícia do dia, o tão aguardado Service Pack 2 para o Exchange 2003 está para breve (segundo semestre de 2005), pelo que durante a edição americana do Tech•Ed 2005 foram revelados alguns pormenores.
Existem algumas novas funcionalidades que merecem destaque:

  • Push e-mail para os terminais móveis
  • Inclusão do IMF e do Sender-ID
  • Aumento para 75GB do limite da mailbox store na versão Standard
  • Disponibilização do dicionário de Português para OWA

Mais informações em:

[UPDATE]
Tal como seria de esperar, sairam entretanto várias notícias sobre o assunto. Curiosamente a maior parte é sobre as novas funcionalidades ao nível da mobilidade e como estas ameçam a Blackberry.

eBook grátis

The Definitive Guide to Exchange Disaster Recovery and Availability, de Paul Robichaux está disponível para download grátis.
O primeiro de 7 capítulos, Basics of Exchange Protection, já está publicado, devendo os restantes serem disponibilizados gradualmente. Aqui fica a lista de todos os capítulos:


  • Chapter 1: Basics of Exchange Protection
  • Chapter 2: Availability Building Blocks: Disaster Recovery
  • Chapter 3: Availability Building Blocks: High Availability and Business Continuance
  • Chapter 4: Availability Building Blocks: Validation, Testing, and Deployment
  • Chapter 5: Designing for DR/HA with Exchange
  • Chapter 6: Implementing DR/HA with Exchange
  • Chapter 7: Building an HA-Ready Infrastructure

Mais informações em:

1 de Junho de 2005

Devem estar a brincar!

De vez em quando, o pessoal da Microsoft publica uns artigos da Knowledge Base que são, no mínimo, bem humorados. Olhem só para este e vejam lá se não vale umas boas gargalhadas:

(Mas quem é que, no seu perfeito juízo, vai instalar um leitor de MP3 no servidor de Exchange?)
Como existem muitos mais artigos engraçados, alguém se lembrou de os compilar no link Funny Microsoft Q Articles.