31 de março de 2005

Windows Server 2003 SP1

É a notícia do dia, foi disponibilizado o tão aguardado Service Pack 1 para o Windows Server 2003.
Mas atenção, quem tiver o Exchange Server 2003 instalado poderá ter alguns problemas. Existem pelo menos 2 artigos na Knowledge Base da Microsoft relativos ao novo service pack:

Para quem quiser saber mais, é favor ler o post Windows 2003 SP1 Security Configuration Wizard and Exchange servers, publicado no blog You Had Me At EHLO.

30 de março de 2005

Exchange 12 em 2006

Parece que o mistério sobre a data de lançamento da nova versão de Exchange, nome de código Exchange 12, se começa a dissipar. Segundo Andy Lees, um vice-presidente na área do Marketing da Microsoft, o lançamento ocorrerá em 2006 (antes a dúvida era se seria 2006 ou 2007).
Agora falta saber se a data é para manter ou se, mais uma vez, o prazo não será cumprido.
Aqui fica um link para a notícia "New Microsoft Exchange due out in 2006" no site CNET News.

29 de março de 2005

Scripting for Exchange

Já aqui falei num post anterior do repositório de scripts da Microsoft, fonte (quase) inesgotável de scripts.
Recentemente foi criada uma área exclusivamente dedicada ao Exchange Server, Scripting for Exchange, onde podemos encontrar os mais variados scripts relacionados com o Exchange.
Não deixe de ler o artigo Exchange Scripting: A Road Map para ter uma ideia geral das várias tecnologias possíveis de utilizar.

28 de março de 2005

"You Had Me At EHLO" muda de endereço

O blog You Had Me At EHLO da equipa do Microsoft Exchange da Microsoft acaba de mudar de endereço, encontrando-se agora disponível em http://blogs.technet.com/exchange/.
A propósito do assunto, Nino Bilic, um dos autores (e grande guru de Exchange) escreveu o post You had me at EHLO has a new home!.

Serviço de reclamações

O blog You Had Me At EHLO, dá a oportunidade a todos os utilizadores de Exchange de publicarem as mensagens de erro derivadas da utilização do produto e para as quais não encontrem solução.
Basta ler o post "Got annoying Exchange error messages? Tell us!" e deixar um comentário.

23 de março de 2005

Exchange Quota Message Service

Quantos vocês já perguntaram se era possivel personalizar as mensagens de aviso de limite de quotas das mailboxes de Exchange? Muitos, de certeza.
Pois bem, a resposta é NIM. Não é possível de uma maneira suportada pela Microsoft, mas felizmente o Jason Nelson resolveu desenvolver uma ferramenta que permite fazer exactamente isso, o Exchange Quota Message Service.

19 de março de 2005

Vulnerabilidade do OWA 2003

O site SecuriTeam.com publicou recentemente uma vulnerabilidade do Outlook Web Access (OWA) 2003.
Esta vulnerabilidade permite a um atacante redireccionar o utilizador para um URL à sua escolha, permitindo assim esquemas de phishing e engenharia social.
Aqui fica o link para o aviso:

18 de março de 2005

17 de março de 2005

Webcasts de Exchange em Abril

Abril, webcasts mil!
Eileen Brown acaba de publicar no seu blog os webcasts de Exchange para Abril.
Aqui fica a lista:

Exchange Server Best Practices Analyzer Tool v2.0

Depois do enorme sucesso da primeira versão do Exchange Best Practices Analyzer (ExBPA), surge agora a versão 2.0 do produto.
A lista completa de melhoramentos está disponível em http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=44436.
Uma das novas características mais interessantes é a integração com o MOM, tendo sido disponibilizado o Microsoft Exchange Server Best Practices Analyzer Management Pack for Microsoft Operations Manager 2005.
A nova versão está disponível para download e, como sempre, toda a informação está publicada em www.exbpa.com.
Links relacionados:

15 de março de 2005

100% comprovado: NTBackup

Quanto mais utilizo software de backup de diferentes fornecedores, mais gosto do Windows Backup (NTBackup).
É certo que o NTBackup até pode ter algumas limitações, mas na hora de fazer restore NUNCA me falhou. Por isso se estão a utilizar software de terceiros para salvaguardar a informação do Exchange dou-vos o seguinte conselho: façam um teste de restore o mais rapidamente possível!
O meu método de salvaguarda preferido é o de 2 passos:


  1. Backup para disco (ou share de rede);
  2. Passagem para tape do ficheiro de backup.
Aqui ficam alguns links interessantes e apropriados:

E uma pequena brincadeira do John Cleese (não se esqueçam de clicar no 3º botão):

12 de março de 2005

Scripts para Exchange

Paul Robichaux, Missy Koslosky e Tom Meunier são os autores do livro Exchange Cookbook.
São também os autores do blog homónimo que funciona como complemento do livro.
A pouco tempo de lançar o próximo livro, acabam de disponibilizar no blog alguns scripts que irão ser incluídos num dos capítulos.

11 de março de 2005

9 de março de 2005

Select Command Prompt

Em qualquer profissão acontecem situações caricatas, este é o relato duma que aconteceu comigo.
Quem lida com o Exchange Server sabe que, esporadicamente, é necessário efectuar uma desfragmentação offline para recuperar espaço em disco. Há uns tempos atrás, estava eu num cliente, foi exactamente esta operação que necessitámos de realizar. Como já é habitual, qualquer operação que implique downtime tem de ser realizada fora de horas.
Terá sido por volta das 21H00 quando corremos o comando ESEUTIL /D PRIV.EDB e aguardámos. A base de dados era "grandita", por isso sabiamos que tinhamos de esperar...
1 hora, 2 horas, 3 horas...
- "Ouve lá, não achas que isso está parado?"
- "Espera, já sabes que isso demora!"
Aguardámos mais um pouco, mas dado o avançar da hora resolvemos tomar medidas. Após verificar o Task Manager concluímos que de facto o processo ESEUTIL estava parado.
Como uma das pessoas envolvidas era da Microsoft, fez uma pequena pesquisa interna e conseguimos apurar a causa do problema: "Select Command Prompt".

Para quem não sabe, se a janela da Command Prompt estiver em Edit Mode e se alguém seleccionar texto, o processo que estiver a correr entra em pausa (experimentem fazer um DIR /S).
Pois foi mesmo isso que aconteceu. Inadvertidamente, uma das pessoas envolvidas, ao seleccionar a janela onde estava a correr o ESEUTIL, marcou um "quadrado", pelo que o processo entrou em pausa. Resultado: perdemos cerca de 2 horas!

Já agora, não existe nenhum artigo público da Microsoft sobre o assunto, apenas uma nota interna. O sistema operativo em questão era o Windows 2000. No Windows 2003 a Command Prompt vem com o Edit Mode desligado por defeito. Será por causa disto?

8 de março de 2005

Actualização: Exchange Hardening Guide

"This guide is designed to provide you with essential information about how to harden your Exchange Server 2003 environment. In addition to practical, hands-on configuration recommendations, this guide includes strategies for combating spam, viruses, and other external threats to your Exchange 2003 messaging system."

Depois desta explicação ainda tem dúvidas em ler este documento?
A utilidade é inquestionável, por isso a Microsoft fez pequenas alterações recentemente, nomeadamente a actualização dos templates de segurança que acompanham o documento para a versão 1.1.

5 de março de 2005

Revisão de produtos anti-spam

Stop Spam Now David W. Tschanz assina o artigo Stop Spam Now na revista Redmond Magazine.
Ao longo do artigo é feita uma comparação técnica entre 10 produtos de combate ao spam disponíveis no mercado.
Uma leitura indispensável nos dias que correm (infelizmente).

Europa contra o spam - II

Num post anterior falei da iniciativa de 13 países da União Europeia para combater o spam. A Comissão Europeia resolveu agora unir esforços com alguns países da Ásia, tendo assinado um protocolo com a Association of Southeast Asian Nations (ASEAN).
Mais informações:

4 de março de 2005

Leitura de fim-de-semana

Já é Sexta-Feira??? Quanto a vocês não sei, mas para mim a semana passou depressa.
Bem, sem mais demoras:

3 de março de 2005

Sender ID posto à prova

A Microsoft continua a apostar na tecnologia Sender ID para combater o spam. Neste sentido realizou testes exaustivos em milhares de clientes do serviço Hotmail.
Segundo o gigante informático os resultados são bastante positivos.
Veja a Press Release.

Exchange 12: as respostas

Question #1: Lots of people asked about the 32k rules limitation: "As someone else mentioned how about improvements to server side rules (32k limit)", "Since I ask this every time I talk to Microsoft developers :), any news on when will the 32k server side rule limitation be resolved".


Esta é uma das questões respondidas no blog You Had Me At EHLO sobre a próxima versão do Exchange.
Conforme já tinha noticiado num post anterior, a equipa do Exchange da Microsoft vai responder a questões relacionadas com o Exchange 12, para comemorar o 1º aniversário do seu blog. Para acompanhar com atenção.