31 de Dezembro de 2004

Migração de Distribution Lists (DLs)

Para quem está a planear um processo de migração de Exchange 5.5 para Exchange 2003, não lhe faltará literatura técnica sobre o assunto.
E depois de muito consultar a informação disponível ficará a saber que existe uma maravilhosa ferramenta chamada Active Directory Connector (ADC) que permite importar os utilizadores e listas de distribuição (DLs) do directório do Exchange 5.5 para a Active Directory.
Como o conceito de lista de distribuição não existe na Active Directory, as DLs são migradas como grupos de distribuição universais (UDGs, do inglês Universal Distribution Groups).
Só que, isto apenas é verdade quando o processo de migração se efectua intra-organização. A migração a partir de uma organização Exchange diferente implica que as DLs sejam importadas como meros contactos. A única maneira de as migrar correctamente para UDGs (sem recorrer a ferramentas de terceiros) é recorrendo a ficheiros de exportação LDIFDE e CSVDE.
Ora o problema é que o tratamento destes ficheiros pode tornar-se uma tarefa bastante complexa. Para facilitar a vida a todos os que se deparem com este cenário, resolvi criar um script que efectua as operações necessárias automaticamente.
O script está disponível neste link, juntamente com o artigo Inter-Org Distribution List Migration que eu escrevi para o site MSD2D.com, que explica detalhadamente o seu funcionamento.

30 de Dezembro de 2004

RUS, o incompreendido

RUS, abreviatura de Recipient Update Service, é o serviço responsável por "carimbar" e actualizar alguns atributos relacionados com o mail, nos utilizadores mail-enabled ou mailbox-enabled da Active Directory. Ou, por palavras da Microsoft:


"The Recipient Update Service is a subprocess that runs under the System Attendant process. The Recipient Update Service updates specific attributes of mail-enabled or mailbox-enabled Active Directory objects when they are created or modified."
Como todos nós somos impacientes por natureza, sempre que criamos um novo utilizador ou modificamos a política de estampagem de endereços de email, desesperamos se essa alteração não se reflecte imediatamente no utilizador. Normalmente o culpado é o RUS, se alguma coisa correr mal.
A Microsoft, na sua política de revisão dos artigos da Knowledge Base (Nota Pessoal: devia começar a dizer "base de dados de conhecimento"...), alterou/criou 3 novos artigos muito esclarecedores relacionados com o RUS. São eles:


E deixo-vos mais este, que também é recente e pode tornar-se bastante útil:


[UPDATE]
Entretanto, sairam mais dois:


[UPDATE 2]

29 de Dezembro de 2004

E o prémio vai para...

Com o aproximar do final do ano, começam os prémios que elegem os melhores produtos de 2004. Estas distinções valem pelo que valem, nem sempre são tão isentas como gostaríamos, mas podem ser úteis, no sentido em que nos restringem a um pequeno grupo de produtos a testar.
Por exemplo a Window IT Pro Magazine faz uma comparação dos melhores produtos anti-spam: Server-Based Spam Control. A mesma revista tem ainda os tradicionais Readers' Choice Awards: Windows IT Pro Announces 2004 Readers’ Choice Award Winners

Já na revista PC World podemos consultar o Best of 2004, ficando a saber que o Microsoft Outlook 2003 foi considerado o melhor cliente de e-mail. Bravo!

No site da Small Business Computing.com ainda vamos a tempo de votar: The Choice Is Yours — Vote for the Best of 2004.

Para finalizar esta pequena lista, temos o Best of the Best da Redmond Magazine. São cerca de 40 categorias sujeitas à votação de 2.200 leitores.

Enfim, prémios e distinções não faltam, há para todos os gostos e feitios. Pessoalmente, se me perguntarem qual o melhor blog de Exchange em português, já sei o que vou responder, hehehe.

27 de Dezembro de 2004

Os 12 prevaricadores


Segundo um relatório da SOPHOS, os Estados Unidos são os maiores responsáveis pela circulação de mensagens comerciais de correio electrónico não solicitadas (é um nome muito longo para SPAM, não é?).
Como vem sendo hábito esta empresa de segurança publica o seu relatório anual dos países líderes no envio de spam.
Aqui fica o registo da "dirty dozen":

  1. United States
  2. South Korea
  3. China (incl Hong Kong)
  4. Canada
  5. Brazil
  6. Japan
  7. France
  8. Spain
  9. United Kingdom
  10. Germany
  11. Taiwan
  12. Mexico
42.11%
13.43%
8.44%
5.71%
3.34%
2.57%
1.37%
1.18%
1.13%
1.03%
1.00%
0.89%
Others 17.8%

23 de Dezembro de 2004

A morte do Exchange Edge Services

Agora já é oficial! A versão Exchange Edge Services nunca vai chegar a ver a luz do dia. Depois de sucessivos adiamentos e de alguma indefinição, a Microsoft resolveu cancelar o lançamento do produto.
A posição oficial da Microsoft é de que o tempo necessário para "artilhar" o Exchange Edge Services com as funcionalidades que os clientes pretendem é demasiado longo, pelo que coincidiria com o lançamento da próxima versão do Exchange (também sem data prevista).

"Microsoft received extensive input from customers requesting that Edge Services be broader than its initial scope to include messaging policy capabilities that organizations need to help meet regulatory compliance requirements. To meet this customer need, Microsoft required additional development time which placed the delivery date of Edge Services close to the release date of the next version of Exchange Server."
Resta-nos esperar pelo Service Pack 2 do Exchange 2003, agendado para o segundo semestre de 2005, que incluirá algumas das funcionalidades previstas inicialmente para o Exchange Edge Services.
Aqui ficam os links com a notícia:

22 de Dezembro de 2004

A minha conta de GMail, finalmente!

Finalmente houve uma alma caridosa que me deu um convite para criar uma conta no GMail (obrigado Francisco). Para quem não sabe, o GMail é um serviço de mail fornecido pelo Google e que oferece 1GB (!) de espaço de armazenamento (para mais informações consultar About Gmail).
Claro que a Microsoft já está a preparar a resposta, nomeadamente com o seu serviço Microsoft Office Outlook Live (MOOL). O principal atractivo deste serviço, que será pago, é a integração directa com o Outlook XP SP2 ou 2003, através de um conector a disponibilizar. Ah, é verdade, sabem qual é o espaço previsto para as mailboxes deste serviço? 2GB!
Alguém dá mais?

Links relacionados:

21 de Dezembro de 2004

Colecção de artigos interessantes

Deixo-vos aqui uma colecção de artigos bastante interessantes relacionados com o Microsot Exchange 2003:

Não deixem de ler. Acreditem que valem bem a pena!

Novo site sobre Exchange 2003


Foi criado recentemente um novo site sobre Exchange 2003. O site www.exchangeserver2003.com é da autoria de Hans (?) e é independente da Microsoft.
À primeira vista parece ser interessante e provavelmente melhorará à medida que forem acrescentados novos conteúdos.
A notícia é do site Bink.nu.

20 de Dezembro de 2004

Hotmail troca McAfee por Trend Micro


De acordo com notícia publicada no site C|Net News, a Hotmail acaba de trocar o fornecedor de anti-vírus, passando agora a contar com os serviços da Trend Micro, em deterimento da McAfee.
As razões desta mudança ainda não foram divulgadas, nem a Microsoft fez qualquer declaração oficial.
O serviço Hotmail conta já com cerca de 187 milhões de utilizadores.

Webcasts de suporte da Microsoft

A Microsoft disponibiliza através do seu serviço de webcasts, apresentações técnicas sobre os seus produtos.
Para Janeiro e Fevereiro estão agendadas algumas relacionadas com messaging que me parecem bastante interesantes:

[UPDATE]
Quem quiser manter-se actualizado sobre mais webcasts de Exchange 2003, não deixem de consultar a página da Microsoft Webcasts, Events, and Chats for Exchange Server 2003.

18 de Dezembro de 2004

Update Rollup for Exchange 5.5 (KB841765)

Pois é, não podemos esquecer que o "velhinho" Exchange 5.5 ainda é a plataforma de correio electrónico para muita gente (40% dos clientes de Exchange).
Por isso, para quem ainda utiliza esta versão do Exchange aqui fica a informação que o rollup pós-SP4 foi revisto e está agora disponível para download.
Para mais informações consulte o artigo da Knowledge Base November 2004 Update Rollup for Exchange Server 5.5.

17 de Dezembro de 2004

Feliz vir-Natal!

SOPHOS
Tal como já referi num post anterior (Spam e vírus aumentam 200% no período do Natal), a época natalícia é propícia à proliferação de vírus e afins.
A SOPHOS publicou a informação em que afirma que 1 em cada 10 cartões de natal electrónicos está infectado, sendo o worm Zafi o campeão.
Para reflectir...
Aqui ficam os links:

Testes de carga com o LoadSim 2003

MSExchange.org
Simulating Stress for your Exchange 2003 Hardware using LoadSim 2003 é como se intitula o novo artigo de Amit Zinman no site MSExchange.org.

Microsoft provides a few tools for stressing an Exchange server so you can check beforehand if your server can handle the projected load.
The main tool is Exchange Load Simulator (LoadSim) 2003, now updated to handle new Exchange 2003 features. This tool is intended for testing Exchange servers which mainly serve Outlook MAPI calls including RPC Over HTTP clients.
O Exchange Server Load Simulator 2003 (LoadSim) é uma ferramenta indispensável para realizar testes de carga a servidores Exchange. O LoadSim 2003 é particularmente útil para validar o dimensionamento de novos servidores, nomeadamente na componente de storage que é normalmente o bottleneck.

Um capítulo inteirinho sobre migração

Informit Network
O site informit network acaba de publicar o capítulo Migrating from Legacy Exchange do livro Learning Exchange Server 2003, da autoria de William Boswell.
Aqui fica um resumo do conteúdo:

  1. Pre-Migration Operational Evaluations
  2. Exchange Migration Roadmap
  3. Prerequisites and Precautions
  4. Active Directory Connector
  5. Operation Forest and Domain Preparation
  6. ADC Installation
  7. Connection Agreement Properties
  8. Initial Exchange 2003 Server Installation
  9. Connection Agreement Testing
  10. Site Replication Service Configuration
  11. Completing the Migration
  12. Shift to Exchange Native Mode
  13. Looking Forward
Informação desta qualidade e à borla não é todos os dias.
Aproveitem!

P.S. Se quiserem uma coisa mais leve, não deixem de ler o artigo Migrating Exchange 2000 to 2003 – A “Quick and Dirty” HOW TO, no site da MSD2D.com.

15 de Dezembro de 2004

Microsoft: balanço de 2004

A Microsoft divulgou uma press release, Microsoft at Year's End: Broad Range of Products and Services Introduced in 2004; Advances in Services, Software and Tools Slated for 2005, onde faz o balanço de 2004 e as previsões para 2005.
Relativamente ao assunto principal deste blog, o Microsoft Exchange, segundo a Microsoft os destaques vão para:

  • Exchange 2003 SP1
  • Intelligent Message Filter (IMF)
  • Exchange Best Practices Analyzer Tool (ExBPA)
Relativamente a 2005, no que diz respeito ao Microsoft Exchange... NADA. Pois, é pena, nem sequer é mencionado o Exchange Server Edge Services (será que ainda não é em 2005 que vai ver a luz do dia?).

14 de Dezembro de 2004

Repositório de scripts

Hey, Scripting Guy! Já aqui falei de scripting, nomeadamente de como enviar mail utilizando VBScript (VBScript para envio de correio electrónico - II), mas se realmente quiser aprofundar este tema, aconselho uma visita ao Script Center da Microsoft.
É sem dúvida o ponto de partida para quem pretenda utilizar scripts para realizar as mais diversas tarefas. Não deixe de visitar um dos links sugeridos, The Script Center Script Repository, onde se podem encontrar exemplos dos mais variados scripts e dos quais destaco os relacionados com messaging.
É ainda disponibilizado para download um ficheiro em fomato .CHM com todos estes scripts, The Portable Script Center 3.0.

11 de Dezembro de 2004

Como atingir 99,99% de disponibilidade


O Microsoft IT Showcase proporciona-nos uma visão interna de como a Microsoft planeia, implementa e opera os seus próprios produtos.
Chega-nos agora o documento Achieving High Availability with Exchange Server at Microsoft, onde é explicado como a Microsoft atingiu uma disponibilidade de 99,99%.

"Overview of how Microsoft IT used a variety of solutions with Exchange Server 2003, including new server and storage technologies, aggressive service level agreements with weekly performance review meetings, and personnel management, to help achieve 99.99 percent user mailbox availability."

Sugira, critique, comente!


Quantas vezes já desejou que o Exchange Server tivesse "aquela" característica especial que iria facilitar tanto o seu trabalho?
Para que não se percam estas sugestões e outras ideias, a Microsoft disponibiliza 2 páginas onde os utilizadores podem contribuir para melhorar os produtos da Microsoft em geral. São elas:

Vá lá experimentem, façam críticas construtivas. Eu pessoalmente gosto muito da opção disponibilizada na página Windows Server Feedback, "I have a visionary idea for the future" :-)

10 de Dezembro de 2004

RSG by Tony Redmond

Tony Redmond assina 3 artigos, disponíveis no site da Window IT Pro Magazine, sobre Recovery Storage Groups (RSG).
O autor foca vários aspectos do RSG, nomeadamente algumas considerações técnicas de arquitectura e as vantagens inerentes à sua utilização, das quais o serviço de dial-tone se destaca.
Aqui ficam os links:

9 de Dezembro de 2004

Acesso HTTP ao Exchange explicado - II

MSExchange.org
Num post anterior (Acesso HTTP ao Exchange explicado) dava-vos conta de um artigo publicado no site MSExchange.org que explicava alguns detalhes técnicos do acesso ao Exchange com o protocolo HTTP.
Pois bem, Paul Baldwin acaba de publicar a segunda parte do seu artigo, Explaining Exchange 2003 Http Access (Part 2), onde continua a desvendar alguns dos mecanismos envolvidos.
E termina com chave de ouro:

"Since Exchange 2003 was released configuring the new HTTP access methods has caused many a headache for administrators. Most of these problems were due to the barely documented and sometimes bizarre way in which these features work. This article has tried to explain many of mechanisms behind the features in the hope of enlightening readers to what is going on and allowing them to work-around some of the problems when configuring HTTP access."

Exchange community RSS feeds

XML RSS
Os feeds RSS são sem dúvida bastante úteis. A Microsoft desde há algum tempo que disponibiliza uma série de conteúdos nesta forma.
KC Lemson disponibilizou no seu blog KC on Exchange and Outlook informação sobre os feeds mais importantes disponibilizados na Exchange community (RSS feeds on the Exchange community page). Aqui ficam eles:

O feed dos artigos recentes da Knowledge Base é uma pérola!

7 de Dezembro de 2004

Exchange Server Best Practices Analyzer Tool Version 1.1

Download the Exchange Server Best Practices Analyzer Já está disponível para download no site da Microsoft a versão 1.1 da Exchange Server Best Practices Analyzer Tool.
Para quem ainda não conhece (será possível?) aqui ficam uns links com mais informação sobre esta ferramenta indispensável:

[Update]
O site You Had Me At EHLO publicou o artigo ExBPA 1.1 is out. Go get it! onde faz uma descrição mais detalhada das novas funcionalidades desta versão.

VBScript para envio de correio electrónico - II

Na sequência do meu post anterior, VBScript para envio de correio electrónico, aqui fica a parte II, agora com mais opções (body em HTML e com Attach).

Set objEmail = CreateObject("CDO.Message")
objEmail.From = "sender@domain.com"
objEmail.CC = "user@domain.com"
objEmail.To = "recipient@organization.com"
objEmail.Subject = "This is a nice script!"
objEmail.CreateMHTMLBody ("http://localhost/body.htm")
objEmail.AddAttachment "file://C:\Download\dummy.txt"
objEmail.Send

Lembrem-se que o CDONTS não é instalado com o Windows 2003, logo se tiverem aplicações a utilizar esta livraria não vão funcionar. É possível instalar o CDONTS no Windows 2003, seguindo para isso os passos descritos nesta página da Microsoft: Migrate CDONTS. No entanto o método preferencial continua a ser a migração para CDO.
Aqui ficam uns links relacionados com este assunto:

Truques & Dicas para Exchange

Tips and Tricks Center A página Exchange Server Tips and Tricks Center já não é nova, mas aqui fica a referência para quem ainda não conhece. São vários truques e dicas para o Exchange e para o Outlook fornecidos pela equipa do Exchange da Microsoft e pela Windows IT Pro Magazine.

6 de Dezembro de 2004

SMTP Tarpitting

Springfield tar pit
O blog You Had Me At EHLO publicou um post da autoria de Greg Beitler, SMTP Session Tarpitting for Windows 2003 and Exchange, onde nos fala desta técnica para impedir alguns tipos de ataques à infra-estrutura de correio electrónico.
Sempre que alguém envia uma mensagem electrónica, o comando SMTP rcpt to: é enviado para o servidor de destino. Caso o utilizador não exista, o servidor dará o respectivo código de erro.

MAIL FROM:<>
250 2.1.0 <>....Sender OK
RCPT TO:
550 5.1.1 User unknown
QUIT

Agora imaginem um utilizador malicioso que pretende descobrir todos os endereços de e-mail de determinada organização. Tudo o que terá de fazer é bombardear o servidor com nomes gerados aleatoriamente ou através de dicionário e guardar como válidos todos o que não tiverem a resposta negativa User unknown. Este ataque é conhecido por Directory Harvest Attack (DHA)
A técnica de tarpitting consiste em configurar um pequeno atraso no servidor (5 seg.) até dar a resposta. Isto quer dizer que um ataque por força bruta até 4 caracteres que poderia demorar cerca de 20 minutos, demorará agora meses!

Novos artigos TechNet

Microsoft TechNet
Foram recentemente publicados, 2 novos artigos no site Microsoft TechNet. São eles:

Ambos são relacionados com a tecnologia ActiveSync e valem bem o tempo despendido na sua leitura.

As guerras da colaboração


John Fontana assina o artigo Messaging wars: Lotus, Microsoft move on, onde faz uma análise interessante da guerra travada entre os gigantes informáticos IBM e Microsoft para alcançar o domínio na plataforma de colaboração.
Enquanto que a Microsoft continua a apostar forte no Exchange, a IBM tem vindo a evoluir para a plataforma Workplace (ver post anterior IBM Workplace Services Express 2.0).
Em termos de previsões de crescimento, os analistas apostam na subida de quota de mercado do Exchange, por oposição à solução Lotus/Domino que deverá perder terreno.

4 de Dezembro de 2004

Novo hotfix para Exchange 2003 (KB 883522)

Foi disponibilizado mais um hotfix para o Exchange 2003, para corrigir alguns problemas com o serviço de SMTP.
Este hotfix tem um artigo da Knowledge Base correspondente: E-mail messages that contain a virus remain in the SMTP local delivery queue after you configure Intelligent Message Filter in Exchange Server 2003.
E já sabe, se resolver instalar não se esqueça de testar primeiro num ambiente de testes.

Microsoft prolonga suporte do Exchange 5.5

Microsoft Watch

De acordo com notícia publicada no site Microsoft Watch, a Microsoft pretende extender o suporte pago para o Exchange 5.5 e Windows NT 4.0.

"The latest, announced Friday, is one additional year of custom, paid support for NT 4.0 Server. The new deadline for the end of Microsoft-provided custom support is December 31, 2006.
Microsoft also is extending the custom-support period for Exchange Server 5.5. Microsoft officials said Friday that custom, paid support for 5.5 release of Microsoft's e-mail server will continue until December 31, 2007."

A página "Q&A: Support for Windows NT Server 4.0 Nears End; Exchange Server 5.5 to Follow in One Year" no site da Microsoft contém a entrevista a Peter Hustoun, director sénior da empresa, onde são revelados mais pormenores.
A página de ciclo de vida do produto da Microsoft (Support Life-Cycle Policy for Exchange Server 5.5) ainda não reflecte esta alteração de posição.

3 de Dezembro de 2004

O OWA veio para ficar!

Cada vez mais empresas estão a utilizar o Outlook Web Access (OWA) como o cliente de e-mail por defeito. Quer seja por motivos de mobilidade, de segurança ou de desempenho, o OWA 2003 vai ganhando adeptos e popularidade. No entanto, existem ainda algumas operações que não são possíveis de realizar com este cliente... Ou se calhar até são, mas requerem algumas configurações especificas.
A pensar nestes casos, o site MSExchange.org publicou o artigo Using OWA 2003 as the Default Mail Client in Your Organization, da autoria de Henrik Walther, onde se explica como superar algumas limitações do OWA.
E, se já está a pensar em utilizar o cliente web, saiba que é possível personalizá-lo de acordo com as preferências da sua empresa. No mesmo site podemos encontrar o artigo Customizing the OWA 2003 Forms-Based Authentication Logon Page, escrito por Lee Derbyshire, com dicas sobre como alterar o aspecto visual da página de logon por Forms-Based Authentication.
Mas não fique por aqui na personalização. A Microsoft disponibiliza o documento Customizing Microsoft Outlook Web Access com toda a informação que necessita para uma personalização mais profunda.

2 de Dezembro de 2004

Soluções de mobilidade para Exchange

A mobilidade está cada vez mais na ordem do dia. Segundo um estudo do ARC Group o número de utilizadores móveis de correio electrónico será de 90 milhões em 2009.
Não admira por isso que os diversos fabricantes de equipamento móvel lancem software de apoio e de interligação com o Microsoft Exchange. É o caso da BlackBerry que disponibilizou o BlackBerry Enterprise Server v4.0:
"
BlackBerry Enterprise Software v4.0 continues to build on many of the core features that have already made the BlackBerry platform a complete wireless connectivity solution for the enterprise. It offers organizations exceptional manageability, simplified administration, enhanced security, improved ease-of-use and increased user mobility."

Um outro fabricante de referência, a Ericsson, lançou o
Ericsson Mobile Organiser 5.0:
"EMO 5.0 provides push e-mail and calendar data to users of most Symbian smartphones and Microsoft Windows Mobile smartphones or PDAs. EMO 5.0 client software interfaces with the existing e-mail and calender applications on the device and supports Exchange and Lotus Domino."

Consolidação de servidores Exchange

Bill Boswell assina o artigo E-Mail Central na Redmond Magazine, onde fala da centralização e consolidação de servidores de mail Exchange 2003.

As políticas de contenção de despesas das empresas faz com que o tema centralização/consolidação esteja mais em voga. O Exchange 2003 tem uma série de características que tornam esta tarefa mais fácil, principalmente quando utilizado em conjunto com o Outlok 2003.

Ainda sobre o tema consolidação, esta edição da Redmond Magazine apresenta ainda mais 2 artigos que vale a pena ler: Storage Gets Slim e You're Fired.

Deixo-lhe aqui mais alguns links com informação relevante sobre este assunto:

Novos documentos sobre Exchange 2003

A equipa de Exchange da Microsoft acaba de lançar mais dois excelentes documentos, intitulados Offline Address Book Best Practices Guide e Exchange Server 2003 Operations Checklists.

Relativamente ao primeiro, de acordo com a descrição no site da Microsoft:
"This guide provides recommendations and best practices for deploying and managing offline address books with Microsoft® Exchange Server 2003 and Microsoft Office Outlook® 2003."
Quem tem uma infra-estrutura que suporte utilizadores móveis e Exchange em cached-mode, tem aqui cerca de 40 páginas de informação valiosa.

Quanto ao Exchange Server 2003 Operations Checklists, trata-se de um conjunto de 5 checklists que ajudam o administrador de Exchange nas várias tarefas que tem de realizar no seu dia-a-dia.
"The Exchange Server 2003 Operations Checklists provide guidelines for IT professionals to do disaster recovery tasks, and to perform the daily, weekly, and monthly maintenance tasks required to keep your Exchange server performing optimally."
Indispensável!